sábado, abril 16, 2011

Maior ônibus do mundo começa a circular pelas ruas de Curitiba

“Ele é grande. Ele é muito grande”. “Parece até desenho animado, quando o ônibus faz a curva e entra na próxima rua, você olha para trás e ainda vê o final do veículo na outra rua”. Esses foram alguns dos diversos comentários divertidos sobre a extensão do maior ônibus do mundo, o Ligeirão Azul, que começou a circular na manhã deste sábado, em Curitiba (PR) e que inaugura a terceira fase do Sistema de Ônibus Expresso na cidade.
Foto: Divulgação
Ônibus tem 28 metros e capacidade para 250 pessoas
Anunciado como novidade para o transporte coletivo de Curitiba durante o aniversário da cidade, dia 29 de março, o ônibus azul tem sido a atração do dia pelo caminho que faz. Nesta manhã, muitas pessoas pararam nas ruas para ver o ônibus gigante – com 28 metros de comprimento – passar pelo centro da capital paranaense. Não foram poucos os pedestres que aproveitaram para filmar ou tirar fotos da novidade.
Quem estava dentro do ônibus observava com curiosidade o novo ônibus e, inicialmente, a população parece ter aprovado o Azulão, como já começou a ser chamado. Mais conforto foi a observação mais frequente feita pelos usuários do transporte coletivo para definir o ônibus gigante. “Gostei. É muito grande. Por mim, está aprovado”, respondeu o passageiro Tarcísio de Oliveira.

O formato e material dos bancos foram os pontos que chamaram a atenção da estudante Jeniffer Chemin, de 17 anos. “O espaço para idosos também ficou melhor”, observou. A bibliotecária Elcy Rosa Ribas concorda. “É bem mais confortável que o outro, além de ser mais espaçoso”, disse ela.

As primeiras viagens da manhã foram lotadas, inclusive a que levou o prefeito, e uma comitiva de funcionários municipais, às 7h20. Ninguém entrou no ônibus de graça. E o veículo ficou cheio. Com capacidade para 250 passageiros, o ônibus levou 310 pessoas. A lotação é uma das preocupações dos trabalhadores e estudantes, como é o caso de Lucimara do Nascimento Silva, que pega o ônibus no bairro Boqueirão para chegar ao centro de Curitiba todos os dias, no início da tarde. “O ônibus vai sempre cheio. Espero que agora seja menos lotado”, ressalta ela.
Foto: Divulgação
Ônibus começou a circular na manhã deste sábado (16). Prefeito Luciano Ducci (PSB) participou da primeira viagem


Acessibilidade
Embora se destaque pelo tamanho, uma das principais vantagens do Azulão são as condições oferecidas para cadeirantes. Além dos avisos sonoros que já existem nos outros ônibus de Curitiba, para que se saiba as paradas dos veículos, o ônibus azul tem um dispositivo para que o deficiente físico possa comunicar da sua descida (para os outros passageirosa, não há campanhia, já que o ônibus sempre faz as quatro paradas, na canaleta específica pela qual o veículo trafega). E, para os portadores de deficiências auditivas, foram instaladas luzes dos lados de dentro e de fora nas portas, que indicam quando o ônibus será fechado.

Ambientalmente correto (movido 100% a biocombustível), mais confortável e mais comprido. Mas o verdadeiro teste para o Ligeirão Azul começa nos próximos dias, quando a sua capacidade será testada pelos mais de 25 mil passageiros que fazem o trajeto diariamente. “Gradualmente, o Ligeirão vai levar mais pessoas e com mais comodidade, para diminuir a superlotação”, disse o presidente da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa responsável por gerenciar o transporte coletivo na cidade. A oferta de lugares, com a chegada do Ligeirão Azul, deve ser ampliada em 45%.

Circulação
O trecho que o Azulão começou a operar liga o terminal do bairro Boqueião à Praça Carlos Gomes, no centro, pela Linha Ligeirão, que já existe há um ano. Nos horários de pico (das 6h30 às 7h45 e das 18h às 19h30), a Linha Ligeirão é feita com intervalo de quatro minutos e meio entre a passagem de dois veículos. No restante do dia, o ônibus vai passar a cada dez minutos, em média.

Os primeiros dez ônibus gigantes colocados na rua vão substituir outros dez veículos, os tradicionais articulados vermelhos de Curitiba, cada um com 18 metros de comprimento e capacidade para 170 passageiros. Até o início de maio, outros 10 ônibus azuis devem começar a operar na linha que liga o terminal do bairro Pinheirinho até o centro. 

Inicialmente programado para três paradas, nos próximos meses o Ligeirão Azul vai incluir também um novo ponto: a estação TRE, por causa do recadastramento biométrico de todos os curitibanos, determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e que prossegue até o fim do ano.
Nova linha
Uma terceira linha para o Ligeirão Azul está sendo planejada para entrar em circulação do trecho que liga o bairro Santa Cândida à Praça do Japão, no bairro Batel. A perspectiva é que seja inaugurada daqui um ano, também no dia do aniversário da cidade, segundo o prefeito.

Alemanha promove corrida com cadeiras de escritório


Alemães disputaram neste sábado (16) uma corrida com cadeiras de escritório. Cada participante pôde personalizar sua cadeira para prova. A competição está em sua terceira edição e foi disputada em Bad Koenig Zell, a 50 km de Frankfurt, na Alemanha.
Alemães disputaram neste sábado (16) uma corrida de cadeiras. (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)Alemães disputaram neste sábado (16) uma corrida de cadeiras. (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)
Cada participante pôde personalizar sua cadeira para prova. (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)Cada participante pôde personalizar sua cadeira para prova. (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)
Competição foi disputada em Bad Koenig Zell. (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)Competição foi disputada em Bad Koenig Zell. (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)
Corrida com cadeiras de escritório está em sua 3ª edição. (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)Corrida com cadeiras de escritório está em sua 3ª edição. (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)

Lula visita Real Madrid e diz que torce por boa atuação de Kaká no clássico


Ex-presidente do Brasil ganha camisa com número 1 do clube espanhol e estará no Santiago Bernabéu para assistir ao jogo deste sábado


O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou o Real Madrid na manhã deste sábado, dia do clássico contra o Barcelona , e disse que torce por uma uma boa atuação de Kaká na partida no Santiago Bernabéu.
Após ganhar uma camisa com o número 1 e seu nome nas costas das mãos de Florentino Perez, presidente do Real, Lula visitou as dependências do Santiago Bernabéu e afirmou que o clube merengue é o "maior do mundo".
- Fiquei maravilhado porque aqui de dentro se vê a verdadeira grandeza. Não é só um estádio de futebol, mas sim um lugar de espetáculo e os jogadores entem isso quando entram em campo. O Real é um clube admirado no mundo inteiro, não só pelos brasileiros. Eu, pessoalmente, gosto de todos os times que contam com brasileiros e o Real teve brasileiros extraordinários. É o melhor clube do mundo porque se preocupam em jogar bem, contratar os melhores e saber de futebol - disse o ex-presidente.

sexta-feira, abril 15, 2011

Insensato Coração: Cortez e Léo se unem em uma série de crimes

A dupla de vilões se une em uma série de crimes
Foto: Divulgação - Rede Globo
Léo (Gabriel Braga Nunes) toma coragem e pede a Marina (Paola Oliveira) que lhe arrume um emprego. A designer, claro, promete ajudá-lo. E o safado acha que vai virar executivo do grupo Drummond. Mas cai do cavalo.

Dias depois, ela o chama a seu escritório e lhe diz que ele será gerente de hotelaria da empresa Delamare, sua principal cliente. Léo fica decepcionadíssimo, mas disfarça, agradecendo efusivamente. No primeiro cruzeiro do navio Delamare, o vilão resolve jogar alto.

Léo intercepta Cortez (Herson Capri), lhe pede um emprego e entrega seu currículo. E, claro, aproveita a oportunidade para adular o banqueiro. O rapaz garante que o admira por ser ousado. O empresário percebe que está frente a um bandido igual a ele e pergunta: "Seria capaz de fazer qualquer coisa para conseguir o que quer?" A resposta é óbvia: "Qualquer coisa!" Léo coloca-se à disposição do executivo e começa a agir.
Marina torna-se o novo alvo de Léo
Foto: Divulgação - Rede Globo

Depois de passar a perna em Henrique (Ricardo Pereira) e ficar com as provas que incriminam Cortez, Léo vira o braço direito do empresário. Só que nem tudo serão flores. Assim como Henrique, Léo estará sempre pronto para passar a perna no chefe.

Pouco tempo depois, o vilão achará que é pouco a posição que ocupa e decide voar mais alto e conquistar Marina. Ele, então, se une a Irene (Fernanda Paes Leme) para separar a designer de Pedro (Eriberto Leão). Seu plano é simples: casar com a milionária e virar presidente do Grupo  Drummond.

A Salvação do Rock

The Strokes. Nome desconhecido para os fãs de rock de idade um pouco mais avançada, mas já intitulado pelos mais novos como a "Salvação do Rock". Há, sim, certa dose de exagero nessas afirmações, mas que podem ser explicadas pela carência de bandas atuais fazendo bons sons, e o rock que pareceu ter chegado em seu ápice nos anos 80, com Guns N' Roses, AC/DC, Led Zeppelin, U2 e Legião, e nos anos 90 principalmente com Nirvana, fica cada vez mais abandonado pela mídia nos dias atuais.

Julian Casablancas é o principal nome da banda, filho de um famoso empresário norte-americano, Julian não possui lá uma bela voz, mas seu grande carisma atrai cada vez mais fãs para a jovem banda de New York City.
Os riffs algumas vezes sem nexo e psicodélicos, porém em sua maioria cativantes, são a marca registrada do The Strokes.
No seu novo álbum, "Angles", Julian e cia mostram um novo lado de sua sonoridade, ainda não explorado. Com uma mistura de rock sessentista com indie, o álbum dividiu opinião entre os fãs, porém um grande sucesso em relação à crítica. Destaque para a faixa de abertura "Machu Picchu" , para o single "Under Cover The Darkness" e para a também excelente "Taken for a Fool". Em suma, o disco é bem interessante, mas deixa a impressão que os rapazes americanos poderiam produzir algo bem melhor. Para "a Salvação do Rock", falta melhorar. Para os Strokes, já está excelente

Quebra da barreira do som pode fazer surgir gás interestelar


Os (belos) filamentos de gás vistos em nuvens entre estrelas podem ser causados pelo rompimento da barreira do som quando esses astros explodem, sugere um estudo feito na Agência Espacial Europeia (ESA) no Observatório Espacial Herschel.
Esses gases já tinham sido detectados por telescópios infravermelhos antes e os cientistas sabiam as partes mais densas deles são um verdadeiro “berçário de estrelas”. Mas eles nunca tiveram suas dimensões medidas antes. A nova observação mostra que embora o comprimento e a densidade dos filamentos varie, sua largura é sempre a mesma – o que pode ser um sinal do rompimento da barreira do som quando ocorre uma explosão estelar.
filamento (Foto: Esa)Imagem feita pela ESA mostra os longos fialmentos de gases interestelares (Foto: Esa)

Embraer vende 35 aviões E190 para companhias chinesas


A Embraer anunciou que vendeu 20 aviões do tipo E190 para a companhia China Southern e outros 15 aviões E190 à Hebei, coincidindo com a visita oficial realizada pela presidente Dilma Rousseff à China.
Moedelo Embraer 190 (Foto: Divulgação)Moedelo Embraer 190 (Foto: Divulgação)
Em comunicado, a construtora aeronáutica brasileira informou que a CDB Leasing Co., Ltd (CLC) e a China Southern Airlines Co. confirmaram a compra de um segundo pacote de dez aviões E190, depois do primeiro pedido de dez aeronaves anunciado do início do ano. Além disso, também foi assinada uma carta de intenções para adquirir um terceiro lote de dez aparelhos do mesmo modelo, o que, caso seja confirmado, leva à venda um total de 30 aeronaves.
O montante da operação seria de US$ 1,25 bilhão, segundo o preço de referência, de cerca de US$ 43 milhões  por aeronave.
Os 30 aviões serão operados pela China Southern Airlines, a maior companhia aérea do país e a terceira do mundo, que começará a recebê-los no segundo semestre do ano, informou a Embraer.
"Estamos satisfeitos por receber este novo pedido", disse Paulo César de Souza e Silva, vice-presidente executivo da Embraer para o mercado de aviação comercial. Ele considera que se trata de "uma confirmação da "qualidade de nossa aeronave", cuja frota chegará em breve a 100 unidades na China.
O E190 é o terceiro dos quatro aviões da família dos E-Jets, pelos quais a companhia tem cerca de 1 mil ordens firmes de compra e mais de 700 aparelhos no mundo todo.Hebei é uma das companhias aéreas mais novas da China, criada em junho do ano passado. Atualmente, opera seis aeronaves, incluindo dois Embraer ERJ 145.
Com estes novos pedidos, a Embraer tem 135 aeronaves no mercado chinês, incluindo 75 E190, 46 ERJ 145 e quatro aeronaves executivas.
Fabricação de Legacy na China
A Embraer anunciou ainda que fechou um acordo com a estatal Aviation Industries of China (Avic) para produzir o Legacy 600 da Embraer no país asiático, utilizando a infraestrutura, os recursos financeiros e a mão de obra da "joint venture" Harbin Embraer Aricraft Industry Company (HEAI), criada pelas duas empresas. "Nas próximas semanas, as empresas finalizarão os detalhes deste projeto e a formalização da documentação necessária", informou a empresa em comunicado.
Sem licença para fabricar outro modelo, mais competitivo, a fábrica corria o risco de ficar ociosa e fechar as portas.
A Embraer está presente na China desde o ano de 2000 e atualmente mais de 80 aviões
produzidos pela Empresa operam na região. A HEAI foi criada em janeiro de 2003 e já produziu e entregou 39 aeronaves ERJ 145 até o momento.

O gato Voldemort

Belos carros em situações tristes


Veja as imagens de carros em situações tristes:
car
car
car
car
car
car
car
car
car
car
car
car

África teria sido berço de toda linguagem humana




Uma pesquisa publicada pela “Science” mostra que a origem da língua falada está na África. Já se sabia que o homem moderno surgiu no continente e, com este estudo, vem a hipótese de que existe uma relação entre os dois aspectos.
“As línguas se espalharam da mesma maneira que nós expandimos, essa é a conclusão do artigo. Não levamos só os nossos genes, levamos a língua também”, afirmou ao G1 Quentin Atkinson, professor da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, autor da pesquisa.
“Uma hipótese para por que conseguimos expandir tão rapidamente a partir da África é que a língua complexa foi uma inovação, uma vantagem real para nós, permitindo que cooperássemos e nos coordenássemos em grupos, mais que qualquer outro hominídeo”, explicou o cientista. Embora não possa afirmar com certeza, ele calcula que as línguas complexas tenham surgido entre 50 mil e 70 mil anos atrás.
A pesquisa não consegue precisar de que lugar na África vêm as línguas faladas, consegue precisar apenas que é na África Subsaariana. Por outro lado, as línguas consideradas mais recentes são as da região da Polinésia e as originais da América do Sul, como o Tupi e o Guarani.
"Efeito fundador em série"
Para rastrear as origens da língua falada, Atkinson aplicou na linguística um conceito da genética chamado “efeito fundador em série”.
“Quando há uma expansão, uma população pequena se separa e vai para outro território. Quando ela faz isso, leva junto apenas uma parte da diversidade da população original. Isso é chamado de ‘efeito fundador’”, explicou. “Isso pode acontecer muitas e muitas vezes, e é chamado de ‘efeito fundador em série’”, completou, em sua definição.
Em vez de genes, a pesquisa analisou fonemas. As línguas que apresentassem maior diversidade de sons, fossem eles vogais, consoantes ou tons – variação de fala que não existe em português e é usada, por exemplo, no mandarim. De acordo com o conceito do “efeito fundador em série”, as línguas que apresentassem mais diversidade estariam mais próximas do ponto de origem, e vice-versa.
Na pesquisa, foram analisadas 504 idiomas. Segundo o pesquisador, foram amostras selecionadas com critérios geográficos, já que há mais de 6 mil línguas no mundo.

Policial usa spray de pimenta em esquilo


Um vídeo (assista) publicado na internet que mostra um policial lançando spray de pimenta em um filhote de esquilo no estado do Texas, nos EUA, provocou indignação. O vídeo foi gravado por um aluno de uma escola em Mesquite.
PoliciaL é flagrado usando spray de pimenta em filhote de esquilo. (Foto: Reprodução)Policial é flagrado usando spray de pimenta em filhote de esquilo. (Foto: Reprodução)
O oficial Wes Talley, do Departamento de Polícia de Mesquite, disse à emissora "Fox News" que o animal estava com suspeita de raiva e o agente tentou várias vezes afastar o esquilo para longe dos alunos.
"O policial usou spray de pimenta para proteger as crianças", disse Talley.
O vídeo já recebeu mais de 740 mil acessos desde que foi publicado no YouTube.

Warner descarta recontratação de Charlie Sheen


Em carta, o estúdio que produzia a série 'Two and a Half Men' disse que as portas para o ator estão fechadas

Charlie Sheen: ator passou pelo exame há cerca de dez dias
Charlie Sheen: ator passou pelo exame há cerca de dez dias (Riccardo S. Savi/Getty Images)
Ao contrário do que afirmou o ator Charlie Sheen em uma recente entrevista a uma rádio de Boston, de que as chances de voltar ao seriado Two and a Half Men eram de cerca de 85%, a Warner Bros., responsável pela produção da série transmitida pela TV CBS, negou que esteja interessada em recontratá-lo. 

Numa carta divulgada pelo site americano TMZ, o estúdio esnobou Sheen e disse que as portas estão fechadas para o ator. "Há negociações, mas não posso divulgar nada", havia declarado Sheen à rádio, alimentando o suspense agora desmentido.

A declaração, logo depois das vaias recebidas em sua turnê de shows, Meu Violento Torpedo da Verdade (My Violent Torped of Truth, no título original, em inglês), Sheen deu uma mostra de arrependimento pelas confusões que causou e que resultaram na sua demissão da sitcom. Tarde demais, pelo jeito.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates