sexta-feira, abril 29, 2011

Brasileiros por trás das reconstruções no Japão



Já se passou mais de um mês após o tsunami que atingiu a terra do sol nascente. Nesse um mês, o povo japonês parece não se acostumar com o caos da devastação. Os japoneses são muito calmos quando ocorrem terremotos e tsunamis, pois eles já nascem aprendendo como lidar com esses fenômenos da natureza. Apesar de ser um país "preparado" contra terremotos e tsunamis, não tem como contrarias a natureza, e por trás da reconstrução das cidades devastadas, há cores verde e amarelo.

A cidade que mais recebe ajuda é Sendai, a cidade que recebeu maiores danos, e muitas doações são feitas por brasileiros, espantados com a situação no terceiro país mais rico do mundo. O brasileiro dono de uma micro-empresa no Japão afirma que, nunca viu nada parecido durante tanto tempo vivido no país, e que cena mais chocante foi ver uma criança japonesa procurando o que comer no lixo.

O Brasil é um dos países do qual o Japão tem melhor relacionamento, até então o país com mais quantidade de japoneses fora do Japão é o Brasil. A situação parece se inverter, após os brasileiros com maior parte deles sendo funcionários de fábricas, ajudarem os japoneses desabrigados.

Uma escola no sertão, fez uma campanha para fazer doação para os brasileiros desabrigados no Japão e, conseguiram no total, cerca de R$100,00. Mesmo este valor não sendo tão alto, eles mandaram para o embaixador do Brasil lá no Japão, e emocionado com a solidariedade, o embaixador brasileiro no Japão, Marcos Galvão não conseguiu conter as lágrimas. Esse acontecimento virou notícia no país inteiro.

Um ato de solidariedade, a valorização da amizade entre dois países que se ajudam há muito tempo e continuam se ajudando até hoje.

Confira algumas imagens de brasileiros levando donativos para as cidades devastadas no Japão:











Fotos: Francisco Takehara

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates