Mostrando postagens com marcador noticia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador noticia. Mostrar todas as postagens

sábado, abril 30, 2011

Ciclistas pedem mais mobilidade não motorizada




Ciclistas fizeram um passeio na noite de sexta feira (29), tendo início na esquina da Paulista com Consolação. O objetivo do evento mais conhecido como "bicicletada", que acontece toda última sexta-feira do mês, é incentivar mais o uso de bicicletas para transporte e diminuir o uso de automóvel.

sexta-feira, abril 29, 2011

O príncipe William se casou hoje com a Kate Middleton, agora duquesa Catherine


O casamento mais esperado do ano ocorreu hoje, na última sexta feira de abril (29). Nas ruas de Londres só se viu alegria e bandeiras da Inglaterra, além de crianças se fantasiando de princesas, pois casamento real representa sonho de todas as meninas, o casamento entre príncipe e princesa.

O casamento foi visto como maior evento real desde 1981, quando ocorreu o casamento entre o príncipe Charles e a princesa Diana, os pais de príncipe William. A cerimônia foi preparada desde novembro do ano passado, quando foi confirmado oficialmente o casamento entre o príncipe William e Kate Middleton.

O príncipe William conheceu a Kate quando estudava em uma universidade na escócia, os dois começaram a namorar sem que ninguém percebesse, e o relacionamento foi anunciado no dia da formatura. Desde então foram 8 anos de namoro até a confirmação do casamento. O relacionamento sempre foi bem visto por todos e, aprovado pela rainha Elizabeth.

O mundo inteiro acompanhou a linda cerimônia do novo casal real, e para agradar o público presente, o príncipe William deu um beijo na Kate Middleton, quem usou um vestido McQueen que encantou o mundo. Insatisfeito com um beijo rápido, cidadãos de Londres pediram outro e, meio tímidos, o casal atende ao pedido.

O príncipe e a duquesa pretendem morar em uma casa alugada na ilha de Anglesey, no norte do País de Gales, onde o príncipe William servirá como pilodo de busca e resgate da Força Aérea
Real Britânica.

Confira imagens do casamento entre príncipe William e Kate, agora duquesa Catherine:


Duquesa Catherine com seu vestido que encantou o mundo.


Rainha Elizabeth II chega à cerimônia.


Entre os convidados ilustres como Elton John, estavam presentes também o jogador David Beckham e sua mulher Victoria Beckham.


O casal real com as damas de honra ao fundo.


Príncipe William e a duquesa Catherine, indo para à residencia oficial com um carro conversível, o automóvel da família real.

quinta-feira, abril 28, 2011

Motorista é multado por parar em frente à própria garagem em Vitória



Estacionar em frente a garagens é proibido, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. O motorista pode ser punido com multa, mesmo quando para diante da própria garagem. Foi o que ocorreu com o corretor de imóveis David Natalli, multado na segunda-feira (25) em Vitória.

“Pararam o carro na frente da garagem da vizinha e ela chamou o guarda de trânsito da prefeitura. Além de multarem o carro que estava na casa vizinha, eles viram o meu carro em frente a minha garagem e começaram a multar também”, afirma Natalli.
Segundo ele, o agente foi orientado por moradores que o carro pertencia ao dono da casa, mas a multa foi aplicada. “Avisaram o guarda que o carro era meu, que eu moro ali e trabalho no escritório ao lado. Mesmo assim, ele não tomou conhecimento. É uma coisa que poderia ter sido evitada, porque os vizinhos orientaram o guarda que o carro era meu”, diz.
Natalli afirmou que vai recorrer da cobrança.


Vídeo mostra motoristas trafegando na contramão em Brasília
Moradores reclamam de falta de sinalização em ruas da Grande SP
Justiça do Rio declara lei dos estacionamentos inconstitucional
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Alcemir Pantaleão, explicou que é proibido estacionar em frente a guias rebaixadas e garagens. Mesmo sendo proprietário, o motorista está cometendo uma infração.
“Naturalmente, o guarda pode agir com a questão do bom senso, mas de acordo com o que prevê a legislação é um ato irregular, que pode ser penalizado com multa”, afirma.
A multa por estacionar em frente a garagens é de R$ 85. O motorista perde quatro pontos na carteira.

Mais de 300 tornados atingiram EUA em uma semana; mortos passam de 250

O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos anunciou que mais de 300 tornados já foram registrados no país desde a última sexta-feira (22), dos quais mais de 130 só nesta quarta (27). Ao todo, mais de 250 pessoas morreram em consequência dos estragos climáticos.
O Estado mais atingido pelos fenômenos, Alabama, onde morreram 162 pessoas, chegou a declarar estado de "enorme desastre" nesta quinta-feira e pediu ajuda de Washington. O presidente Barack Obama prometeu enviar ajuda e equipes de busca e resgate.
"Nossos corações estão com todos aqueles que foram afetados por esta devastação e estamos de prontidão para continuar a ajudar o povo do Alabama", disse Obama em uma mensagem no Twitter nesta quinta.
As autoridades contabilizam até este momento 258 mortos, mas sobreviventes e socorristas acreditam que este balanço ainda deve aumentar.

quarta-feira, abril 27, 2011

Toyota para no Brasil por falta de peças do Japão


Toyota para no Brasil por falta de peças do JapãoFoto: DIVULGAÇÃO

PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO EM FUNÇÃO DO TERREMOTO NO JAPÃO PARALISAM PRODUÇÃO NA FÁBRICA DE INDAIATUBA

25 de Abril de 2011 às 18:27
Depois da Europa, Estados Unidos e China, chegou a vez da Toyota do Brasil sentir os reflexos do terremoto no Japão, seguido de tsunami, ocorrido há mais de um mês. A Toyota Mercosul informou, nesta segunda-feira, 25, que as fábricas de Indaiatuba, no Brasil, e Zárate, na Argentina, vão paralisar a produção por alguns dias nos meses de abril e maio. De acordo com a montadora, a Toyota está levantando a situação dos estoques de peças fabricadas no Japão.
No Brasil, a planta de Indaiatuba, onde é produzido o sedã médio Corolla, ficará parada hoje (25/4) e nos dias 6e 20 de maio. Já na planta da Argentina, onde se produz onde produz a picape Hilux e o utilitário esportivo SW4, a fábrica ficará paralisada nos dias 13, 20 e 27 de maio. Os ajustes no cronograma de produção, no entanto, não vão afetar os empregos nas fábricas dos dois países. A Toyota emprega mais de 7.100 pessoas no Brasil e na Argentina.
Na Europa, a Toyota anunciou a suspensão da produção em cinco fábricas entre 21 de abril e 2 de maio. Em seguida, as linhas de montagem rodarão em um ritmo reduzido até a montadora colocar em ordem seu estoque de peças de reposição. A penúria de materiais que justifica essa decisão está diretamente ligada à catástrofe do mês passado. Alguns fornecedores tiveram de encerrar suas produções após verem suas fábricas devastadas pelo tsunami. A logística do país também foi pertubada pela destruição de estradas. Sem contar com o corte de eletricidade em função do vazamento nuclear de Fukushima.
Em um primeiro momento, os fabricantes – japoneses ou não – afirmaram que as usinas fora do arquipélago não seriam impactadas pelo terremoto. Mas pouco a pouco, esse discurso mudou. A terceira economia mundial se rendeu e os parceiros europeus começam a sentir o impacto dessa catástrofe. O Credit Suisse calculou em mais de 120 bilhõesde euros o prejuízo do pós 11 de março. Na América do Norte, a suspensão dos trabalhos durante seis dias já tinha sido anunciada pelas mesmas razões.
Entre as vítimas dessa decisão estão duas fábricas na Grã-Bretanha, em Burnaston e em Deeside, uma na Turquia, em Adapazari, e outra na Polônia, em Jelcz-Laskowice. A única fábrica da Toyota na França, em Onnaing, no norte do País, também será atingida. Para os franceses, essa interrupção significa o desemprego parcial de aproximadamente 3,1 mil funcionários de um total de 3,5 mil, indica um porta-voz do grupo. “Apenas a montagem do modelo Toyota Yaris continuarão”, afirma a empresa em um comunicado. E mesmo assim, a linha especializada na produção do Yaris funciona em marcha lenta desde o dia 11 de março. Enquanto a usina está preparada para produzir 270 mil veículos por ano, ela atualmente roda a 60% de sua capacidade, num ritmo de 160 mil carros por ano.
As perturbações na Toyota podem continuar. O grupo anunciou no início da semana a intenção de retomar sua produção no Japão no dia 18 de abril. Mas, segundo uma carta enviada pelo diretor geral da filial americana, Bob Carter, aos seus distribuidores, o ritmo de trabalho continuará lento até o mês de julho. Nos Estados Unidos, a Toyota dispõe de menos de dois meses de estoque e deverá se confrontar com uma escassez de veículos durante o verão.

Morre inventor do teleprompter, Hubert Schlafly, aos 91 anos

Hubert Schlafly, engenheiro que inventou o teleprompter, dispositivo acoplável à câmara que exibe em letras grandes o texto a ser lido por apresentadores, morreu na quarta-feira (20) aos 91 anos de causas não reveladas. Ele revolucionou o panorama político e de televisão, permitindo que oradores públicos que enfrentassem as câmera parecessem como se estivessem falando de cor. (Foto: AP)

Hubert Schlafly, engenheiro que inventou o teleprompter, dispositivo acoplável à câmera que exibe em letras grandes o texto a ser lido por apresentadores, morreu na quarta-feira (20) aos 91 anos de causas não reveladas. Ele revolucionou o panorama político e de televisão, permitindo que oradores públicos que enfrentassem as câmera parecessem como se estivessem falando um discurso memorizado. (Foto: AP)

segunda-feira, abril 25, 2011

Homem morre durante apresentação como bola de canhão humana

Um dublê que apresentava um número de circo como bola de canhão humana morreu durante o show, em Kent, porque a rede de segurança estava com problemas, segundo o jornal inglês "The Guardian". 
O rapaz, de 23 anos, foi levado a um hospital da cidade, mas morreu. Segundo a polícia, o dublê ainda precisa ser formalmente identificado. 
Segundo a companhia Scott May's Daredevil Stunt Show, que apresenta o espetáculo pelo Reino Unido desde 1991, todos os shows foram cancelados. 
No número, o dublê sobe por uma escada e entra em um canhão de onde é arremessado até cair em uma rede de segurança. De acordo com a companhia que organizava o espetáculo, a "bola de canhão humana" nunca havia apresentado problema de segurança.

Guarda real é afastado após chamar Kate Middleton de 'vaca' no Facebook

Um integrante da Guarda Real do Palácio de Buckingham foi afastado de suas funções no dia do casamento real após chamar a noiva do príncipe William, Kate Middleton, de "vaca arrogante" e "cadela riquinha" em seu perfil no Facebook.

Cameron Reilly, de 18 anos, que usa regularmente o tradicional uniforme vermelho e chapéu de pele de urso em frente aos palácios reais, escreveu no site de relacionamentos: "Ela e William passaram de carro por mim na sexta e tudo o que eu recebi foi uma porcaria de aceno enquanto ela olhava pro outro lado, vaca arrogante idiota não sou bom o suficiente para eles! cadela riquinha concordo plenamente com vc nisso quem dá a menor bola para ela".

O guarda escocês, que disse em seu perfil ter entrado para as Forças Armadas britânicas em 2010, aparece em fotos no Facebook segurando metralhadoras, vestindo uniforme militar e ainda beijando uma garrafa de vodka. Ele também listou entre seus interesses "cerveja super-forte" e "causar confusão".

Além dos insultos contra Kate Middleton, Reilly também teria feito comentários no Facebook denegrindo negros, judeus e paquistaneses.

Um porta-voz do Ministério da Defesa disse que as alegações estão sendo investigadas.

Após chuvas, mancha de poluição é vista no mar na Barra da Tijuca

Um dia após as fortes chuvas que causaram alagamentos, queda de energia e outros problemas no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (25) era possível ver do alto a poluição no canal da Joatinga, localizado na Barra da Tijuca (Foto: Genilson Araujo/Parceiro/Agência O Globo)

Nesta segunda -feira (25), um dia após as fortes chuvas que causaram alagamentos, queda de energia e outros problemas no Rio de Janeiro, era possível ver do alto a poluição no canal da Joatinga, localizado na Barra da Tijuca (Foto: Genilson Araujo/Parceiro/Agência O Globo)

sábado, abril 23, 2011

Bebê mostra suas habilidades com a bola e vira sensação na internet

O tal bebê artilheiro é o Bauer, vindo da Holanda. Ele fez sucesso na internet após sua belíssima apresentação com a bola. O Bauer faz 3 gols em apenas 20 segundos e seu vídeo já teve mais de 100 mil visualizações.

Veja o vídeo:


sexta-feira, abril 22, 2011

Massa foi o esportista brasileiro mais bem pago em 2010

Getty ImagesGetty Images

Desempenho de Massa tem sido bem melhor no banco que nas pistas
















De acordo com a publicação, Massa ganhou cerca de R$ 26,6 milhões somente na última temporada. Se financeiramente ele se destacou, o mesmo não pode ser dito de seu desempenho nas pistas: sem nenhuma vitória, o paulista terminou o Mundial apenas na sexta colocação e ainda precisou engolir a ordem da equipe para ceder a vitória no GP da Alemanha para Fernando Alonso. Engana-se quem pensa que a lista de esportistas brasileiros mais bem pagos do mundo é liderada por algum jogador de futebol. Levantamento feito pela revista ESPN norte-americana aponta que o atleta do país que mais lucrou em 2010 foi o piloto Felipe Massa, da Ferrari.


Alonso, aliás, também tem lucrado bastante: R$ 35,6 milhões. Ex-piloto da Ferrari, Kimi Raikkonen passou o ano correndo no Mundial de Rali, mas o contrato em vigência com o time de Maranello o fez embolsar nada menos que R$ 41,3 milhões.


O topo da lista de esportistas mais bem pagos no mundo está ocupado pelo boxeador filipino Manny Pacquiao e pelo jogador de beisebol Alex Rodriguez, ambos com ganhos de aproximadamente R$ 75,5 milhões.

quinta-feira, abril 21, 2011

Rainha Elizabeth II completa hoje, 85 anos de vida




Elizabeth Alexandra Mary, a rainha da Inglaterra completa 85 anos nesta Quinta-feira santa (21). A rainha não esconde a felicidade em comemorar seu aniversário 8 dias antes do casamento de seu neto, o príncipe Willian, com Kate Middleton.

Na manhã desta quinta-feira, a rainha compareceu na missa de Páscoa na Abadia de Westminster, onde ocorrerá o casamento de seu neto na próxima sexta-feira (29), portanto essa celebração serviu de ensaio para o tão esperado casamento.

Pela primeira vez em 10 anos a cerimônia foi realizada na Abadia de Westminster, onde a rainha Elizabeth II já havia utilizado para seu casamento em 1947 e para sua coroação, em 1952.

Para prestar homenagem à rainha, foram colocadas as bandeiras britânicas em todos os edifícios de Londres. Foram disparados cerca de 103 tiros para celebrar o aniversário da soberana Elizabeth II.

Confira as imagens da celebração de aniversário da rainha Elizabeth, junto a missa de Quinta-feira santa:


Rainha Elizabeth II com guarda real em volta na missa de Quinta-feira santa (21).



Abadia de Westminster, local onde ocorreu a celebração nesta quinta-feira e que será utilizado para o casamento do príncipe Willian com Kate Middleton.

quarta-feira, abril 20, 2011

Estudandes criam veículo capaz de rodar 1000 quilômetros por litro





O carro mais eficiente do mundo (Fonte da imagem: Shell)
Um grupo de estudantes da Université Laval construiu um dos carros mais eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível. Batizado de Alerion, o veículo possui apenas três rodas e faz aproximadamente 2564,8 mpg (milhas por galão), o equivalente a 1090,3 quilômetros por litro.
O carro é resultado de uma iniciativa da empresa Shell, que promove o Shell Eco-marathon, uma competição que desafia alunos a criar, construir e dirigir veículos que sejam mais eficientes no consumo de combustível do que aqueles presentes no mercado ou criados em edições anteriores do evento.
A estrutura do Alerion não é das mais confortáveis e a velocidade máxima do veículo é de apenas 24,14 km/h (15 mph), mas características como essas não são avaliadas no Shell Eco-marathon. O que os juízes da competição avaliam é o consumo de combustível e a originalidade da tecnologia envolvida.

fonte: www.tecmundo.com.br

terça-feira, abril 19, 2011

TJ-RJ aplica Lei Maria da Penha em ação de casal gay.

Segundo TJ-RJ, vítima sofria agressões na casa onde os dois moravam.
Ex-companheiro está preso, mas foi expedido um alvará de soltura.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) aplicou a Lei Maria da Penha em uma ação de lesão corporal envolvendo um casal homossexual. A informação foi divulgada pela assessoria do TJ-RJ, nesta terça-feira (19). Segundo o processo, o juiz Alcides da Fonseca Neto, da 11ª Vara Criminal, concedeu medida protetiva que determina que o ex-companheiro deverá manter uma distância de 250 metros da vítima por tempo indeterminado. Cabe recurso, informou o TJ-RJ.
De acordo com o TJ-RJ, o ex-companheiro está preso, mas já foi expedido um alvará de soltura, sem o pagamento de fiança, que ocorrerá somente mediante à assinatura do réu em um termo de compromisso, no qual ele deverá manter a distância estipulada pelo juiz.
Ainda segundo o TJ-RJ, em três anos de união homoafetiva, a vítima sofreu várias agressões por parte do ex-companheiro. A violência ocorria na casa onde os dois moravam, no Centro do Rio. A última aconteceu no final de março, quando a vítima foi atacada com uma garrafa, causando-lhe diversas lesões no rosto, na perna, lábios e coxa, informou o TJ.
Para o juiz, a medida é necessária, já que tem a finalidade de resguardar a integridade física da vítima.
“Importa finalmente salientar que a presente medida, de natureza cautelar, é concedida com fundamento na Lei 11.340/06, muito embora esta lei seja direcionada para as hipóteses de violência doméstica e familiar contra a mulher. Entretanto, a especial proteção destinada à mulher pode e dever ser estendida ao homem naqueles casos em que ele também é vítima de violência doméstica e familiar", explicou o magistrado.

Mulher Filé relata momentos de pânico em assalto a escritório no Rio

Mulher Filé (Foto: Bruna Prado/Futura Press)Mulher Filé no lançamento da revista Playboy, em
agosto de 2010 (Foto: Bruna Prado/Futura Press)

Um dia após sofrer assalto e ficar diante de três homens armados com pistolas, a funkeira Yani de Simone, conhecida como Mulher Filé, relatou nesta terça-feira (19) os momentos de pânico e apreensão vividos. Ela disse que esse foi o segundo assalto em menos de dois meses.

A dançarina, de 22 anos, e outras 11 pessoas estavam no escritório de seu empresário e de outros artistas, quando foram surpreendidas pelos assaltantes. O crime aconteceu na Travessa Cacilda Rodrigues, na Penha Circular, na Zona Norte da cidade.

Ela relembra que 10 minutos após chegar ao escritório, os assaltantes entraram no local com um funcionário refém. “Eles gritaram: 'a gente vai esculachar, tô doido pra matar um hoje, todo mundo no chão e com as mãos pra cima'”, contou a jovem que teve a bolsa, o celular e R$ 3 mil em dinheiro roubados.

Hipótese de assalto encomendado
No escritório, o trio roubou ao todo cerca de R$ 20 mil, além de um laptop. Yani acredita que o assalto foi encomendado e que os homens sabiam que segunda-feira era o dia que os funkeiros se reuniam no local para acertar os pagamentos dos shows realizados no fim de semana. Após o assalto, ela falou que o seu empresário vai procurar outro endereço para o escritório.

“Está todo mundo traumatizado. Acho que foi bagulho mandado, eles sabiam que as pessoas estavam com dinheiro e que eram valores altos. Eu ainda fui reconhecida pelos criminosos que falaram: 'Filé, fica calma, não vamos fazer nada com você, não era nem para você estar aqui'”, falou Yani.

Fiquei o tempo todo de cabeça baixa, de olhos fechados, com medo que eles achassem que eu estava gravando a cara deles
Mulher Filé

Após o roubo, os homens trancaram as vítimas no banheiro, menos a funkeira. Ela conta que pediu para ser liberada, já que sofre de claustrofobia (aversão a lugares fechados). Após o segundo assalto, a Filé diz que não vai mais andar sozinha e só vai sair à noite para os shows acompanhada de seguranças.

“Eu ainda estava me recuperando do primeiro assalto e fui surpreendida por esse outro. Fiquei o tempo todo de cabeça baixa, de olhos fechados, com medo que eles achassem que eu estava gravando a cara deles. A partir de agora, vou ter mais precaução quando estiver na rua”, disse ela, que registrou queixa na 22ª DP (Penha).

Policiais da delegacia informaram que já pediram imagens das câmeras de estabelecimentos vizinhos ao escritório para ajudar nas investigações.

Agredida em assalto em Duque de Caxias
Na madrugada de 22 de fevereiro, Yani contou que ela e uma de suas dançarinas foram agredidas. Os ladrões levaram celulares, seu carro e cerca de R$ 1 mil em dinheiro. Elas foram fechadas por um carro na Avenida Presidente Kennedy, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

“Eles acharam que a gente ia levantar a cabeça para ver o rosto deles. Eles bateram na minha cabeça, um estava com a arma apontada para mim. Quando o da frente virou armado também, fechei os olhos e comecei a orar”, contou ela, na ocasião.

Arezzo cancela coleção feita com peles de animais após manifestações

A fabricante de bolsas e sapatos Arezzo,  causou polêmica ao lançar a coleção Pelemania, aparentemente feita de pele de diversos animais como coelhos e raposas. Após diversas manifestações raivosas divulgadas amplamente através da rede social twitter, a Arezzo decidiu cancelar o lançamento da coleção. Segue nota oficial:

Prezados consumidores,

A Arezzo entende e respeita as opiniões e manifestações contrárias ao uso de peles exóticas na confecção de produtos de vestuário e acessórios.
Por isso, viemos por meio deste nos posicionar sobre o episódio envolvendo nossas peças com peles exóticas - devidamente regulamentadas e certificadas, cumprindo todas as formalidades legais que envolvem a questão.Não entendemos como nossa responsabilidade o debate de uma causa tão ampla e controversa.
Um dos nossos principais compromissos é oferecer as tendências de moda de forma ágil e acessível aos nossos consumidores, amparados pelos preceitos de transparência e respeito aos nossos clientes e valores. E por respeito aos consumidores contrários ao uso desses materiais, estamos recolhendo em todas as nossas lojas do Brasil as peças com pele exótica em sua composição, mantendo somente as peças com peles sintéticas.
Reafirmamos nosso compromisso com a satisfação de nossos clientes e com a transparência das atitudes da Arezzo.
Atenciosamente,
Equipe Arezzo

sábado, abril 16, 2011

Maior ônibus do mundo começa a circular pelas ruas de Curitiba

“Ele é grande. Ele é muito grande”. “Parece até desenho animado, quando o ônibus faz a curva e entra na próxima rua, você olha para trás e ainda vê o final do veículo na outra rua”. Esses foram alguns dos diversos comentários divertidos sobre a extensão do maior ônibus do mundo, o Ligeirão Azul, que começou a circular na manhã deste sábado, em Curitiba (PR) e que inaugura a terceira fase do Sistema de Ônibus Expresso na cidade.
Foto: Divulgação
Ônibus tem 28 metros e capacidade para 250 pessoas
Anunciado como novidade para o transporte coletivo de Curitiba durante o aniversário da cidade, dia 29 de março, o ônibus azul tem sido a atração do dia pelo caminho que faz. Nesta manhã, muitas pessoas pararam nas ruas para ver o ônibus gigante – com 28 metros de comprimento – passar pelo centro da capital paranaense. Não foram poucos os pedestres que aproveitaram para filmar ou tirar fotos da novidade.
Quem estava dentro do ônibus observava com curiosidade o novo ônibus e, inicialmente, a população parece ter aprovado o Azulão, como já começou a ser chamado. Mais conforto foi a observação mais frequente feita pelos usuários do transporte coletivo para definir o ônibus gigante. “Gostei. É muito grande. Por mim, está aprovado”, respondeu o passageiro Tarcísio de Oliveira.

O formato e material dos bancos foram os pontos que chamaram a atenção da estudante Jeniffer Chemin, de 17 anos. “O espaço para idosos também ficou melhor”, observou. A bibliotecária Elcy Rosa Ribas concorda. “É bem mais confortável que o outro, além de ser mais espaçoso”, disse ela.

As primeiras viagens da manhã foram lotadas, inclusive a que levou o prefeito, e uma comitiva de funcionários municipais, às 7h20. Ninguém entrou no ônibus de graça. E o veículo ficou cheio. Com capacidade para 250 passageiros, o ônibus levou 310 pessoas. A lotação é uma das preocupações dos trabalhadores e estudantes, como é o caso de Lucimara do Nascimento Silva, que pega o ônibus no bairro Boqueirão para chegar ao centro de Curitiba todos os dias, no início da tarde. “O ônibus vai sempre cheio. Espero que agora seja menos lotado”, ressalta ela.
Foto: Divulgação
Ônibus começou a circular na manhã deste sábado (16). Prefeito Luciano Ducci (PSB) participou da primeira viagem


Acessibilidade
Embora se destaque pelo tamanho, uma das principais vantagens do Azulão são as condições oferecidas para cadeirantes. Além dos avisos sonoros que já existem nos outros ônibus de Curitiba, para que se saiba as paradas dos veículos, o ônibus azul tem um dispositivo para que o deficiente físico possa comunicar da sua descida (para os outros passageirosa, não há campanhia, já que o ônibus sempre faz as quatro paradas, na canaleta específica pela qual o veículo trafega). E, para os portadores de deficiências auditivas, foram instaladas luzes dos lados de dentro e de fora nas portas, que indicam quando o ônibus será fechado.

Ambientalmente correto (movido 100% a biocombustível), mais confortável e mais comprido. Mas o verdadeiro teste para o Ligeirão Azul começa nos próximos dias, quando a sua capacidade será testada pelos mais de 25 mil passageiros que fazem o trajeto diariamente. “Gradualmente, o Ligeirão vai levar mais pessoas e com mais comodidade, para diminuir a superlotação”, disse o presidente da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa responsável por gerenciar o transporte coletivo na cidade. A oferta de lugares, com a chegada do Ligeirão Azul, deve ser ampliada em 45%.

Circulação
O trecho que o Azulão começou a operar liga o terminal do bairro Boqueião à Praça Carlos Gomes, no centro, pela Linha Ligeirão, que já existe há um ano. Nos horários de pico (das 6h30 às 7h45 e das 18h às 19h30), a Linha Ligeirão é feita com intervalo de quatro minutos e meio entre a passagem de dois veículos. No restante do dia, o ônibus vai passar a cada dez minutos, em média.

Os primeiros dez ônibus gigantes colocados na rua vão substituir outros dez veículos, os tradicionais articulados vermelhos de Curitiba, cada um com 18 metros de comprimento e capacidade para 170 passageiros. Até o início de maio, outros 10 ônibus azuis devem começar a operar na linha que liga o terminal do bairro Pinheirinho até o centro. 

Inicialmente programado para três paradas, nos próximos meses o Ligeirão Azul vai incluir também um novo ponto: a estação TRE, por causa do recadastramento biométrico de todos os curitibanos, determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e que prossegue até o fim do ano.
Nova linha
Uma terceira linha para o Ligeirão Azul está sendo planejada para entrar em circulação do trecho que liga o bairro Santa Cândida à Praça do Japão, no bairro Batel. A perspectiva é que seja inaugurada daqui um ano, também no dia do aniversário da cidade, segundo o prefeito.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates